Há uma coisa que todos os investidores exigem que você faça antes de investir seu dinheiro no seu empreendimento: invista seu próprio dinheiro no seu negócio! Isso é um sinal fundamental para todos os investidores de que o empreendedor realmente está de “corpo e alma” no negócio, que trata-se do seu Plano A.
Há uma coisa que todos os investidores exigem que você faça antes de investir seu dinheiro no seu empreendimento: invista seu próprio dinheiro no seu negócio! Isso é um sinal fundamental para todos os investidores de que o empreendedor realmente está de “corpo e alma” no negócio, que trata-se do seu Plano A.
Camila Farani
30 de julho • 10 min
Camila Farani
30 de julho • 10 min
Há uma coisa que todos os investidores exigem que você faça antes de investir seu dinheiro no seu empreendimento: invista seu próprio dinheiro no seu negócio! Isso é um sinal fundamental para todos os investidores de que o empreendedor realmente está de “corpo e alma” no negócio, que trata-se do seu Plano A.
Em inglês, existe uma expressão para isso é o “skin in the game”, algo como “colocar a própria pele no jogo”. Significa que os fundadores pessoalmente se comprometeram com a empresa e estão arriscando tudo. Fundamentalmente são os investimentos financeiros próprios envolvidos, mas podemos incluir nessa lista outros itens como custos de oportunidade, salários perdidos e propriedade intelectual.
Um dos melhores exemplos disso é Jeff Lawson, que fundou a empresa de tecnologia Twilio, uma plataforma de comunicações na nuvem, sediada em São Francisco, em março de 2008.
O capital de risco não estava tão disponível por conta da crise financeira no país, então ele deu um salto e colocou seu dinheiro e o dinheiro de seus amigos e familiares em risco. Lawson chegou a vender até seus presentes de casamento para continuar com a empresa. Resumo da história: Twilio vale hoje mais de US$ 12 bilhões e arrecadou mais de US $ 250 milhões em capital de risco, incluindo a Bessemer Venture Partners, a Salesforce Ventures, a Amazon e a Lowercase Capital.
Como a maioria dos investidores, quando olho para uma startup como uma oportunidade de investimento, olho de perto os fundadores, individualmente e em equipe. Se percebo que aquilo não é a vida deles, como diria no Shark Tank: “estou fora”.
Para mim, essas são as três principais razões pelas quais os investidores apostam num negócio:
Se você não vai se comprometer, por que eu deveria? Quando um empreendedor diz que possui outra ocupação principal, porque precisa pagar as contas, meu sinal vermelho acende.
Hoje, como o custo para lançar uma startup caiu muito (abaixo de US$ 5.000 em alguns casos), os investidores esperam que os fundadores tenham um produto mínimo viável e tração antecipada (vendas, pré-encomendas, inscrições, etc.).
A plataforma Gust, um serviço que ajuda empreendedores a lançar startups, coletou dados de mais de 6 mil startups e descobriu que 95% das startups que arrecadavam dinheiro tinham um protótipo. Simplesmente andar por aí com um sonho e sem capacidade para executar esse sonho não é mais desculpa.
Se você não está disposto a investir o tempo, o esforço e a pequena quantidade de capital necessário para chegar lá, então é difícil acreditar que você tenha a resiliência necessária para colocar um produto no mercado.
Os investidores querem saber se você não vai fugir quando as coisas ficarem difíceis. É mais provável que um fundador que colocou seu próprio dinheiro no empreendimento demonstre resiliência. O que acontece geralmente é que os fundadores se sentem menos pressionados em demonstrar resultados aos investidores quando possuem outros recursos envolvidos.
De certa forma, isso traz mais tranquilidade ao investidor. Por isso, defendo o posicionamento de ter pouca participação em cada negócio que entro.
Está mais do que comprovado que não ter “skin in the game” é um indício de insucesso para muitos investidores, por isso, se você planeja levantar dinheiro de investidores e quer melhorar suas chances de sucesso na captação de recursos, invista você na sua startup e mostre isso ao mercado.
Gostou desse conteúdo? Então, garanta a sua vaga na imersão 100% online e gratuita nos dias 21, 22 e 23 de Setembro!
Não curti.
Meh…
Curti!
Não curti.
Meh…
Curti!
Empresas ágeis são aquelas que estão conseguindo…
Quando você encanta seus clientes e agrega mais…