Cada vez mais plataformas

Já ouviu falar desse termo? Se ainda não é bom você começar a se acostumar com a ideia de que essa já é a nova lógica nas organizações, caso você queira sobreviver nos próximos anos.

Cada vez mais plataformas

Já ouviu falar desse termo? Se ainda não é bom você começar a se acostumar com a ideia de que essa já é a nova lógica nas organizações, caso você queira sobreviver nos próximos anos.

verificado-p9b5wei8xhwe6tpnd9l0yfyhsau4bv7zr389bvjd9k

Camila Farani

30 de julho • 10 min

verificado-p9b5wei8xhwe6tpnd9l0yfyhsau4bv7zr389bvjd9k

Camila Farani

30 de julho • 10 min

Já ouviu falar desse termo? Se ainda não é bom você começar a se acostumar com a ideia de que essa já é a nova lógica nas organizações, caso você queira sobreviver nos próximos anos. Esse termo foi criado por Salim Ismail, diretor executivo e embaixador mundial da Singularity University, para diferenciar empresas com alto poder de crescimento das ditas tradicionais. Organizações exponenciais desenvolvem soluções pelo menos 10 vezes melhores, mais rápidas e de menor custo. Então uma startup é exponencial? A princípio sim, porque ela possui isso no seu DNA. Mas nem todas conseguem ter uma escalabilidade à altura de uma organização exponencial, e são essas que aparecem no topo dos rankings de faturamento. Como “beber dessa fonte”? O que elas fazem de diferente? E como posso aplicar isso na minha empresa?

A questão é que os rápidos avanços tecnológicos que estão mudando diversos setores da economia exigem rápidas respostas. Trata-se de um caminho sem volta. É preciso que aconteça a transição do conceito linear para o exponencial. Se formos analisar, toda nossa vida foi calcada em modelos lineares. Nossa educação formal e nosso senso de administração nos moldaram para fazer associações lineares, mas os dados hoje são exponenciais. A verdade é que a cada dia nos tornamos mais dominados pela informação. O único caminho para respondermos a esse novo modelo é transformar a forma como as pessoas processam as informações.

Vivemos a era das plataformas digitais. A primeira lição que podemos aprender com as organizações exponenciais é: “não seja uma empresa, torne-se uma plataforma”. Vamos lembrar do caso da Nokia que era tida como fabricante dos mais eficientes celulares no ínicio dos anos 2000. A empresa finlandesa, dois meses após o iPhone, comprou a Navteq, empresa de navegação por mapas, que gerava informações baseada na coleta de dados por sensores. Foi uma aquisição de US$ 8 bilhões. Na verdade, ela fez esse movimento pensando na concorrência com a Apple e o Google Maps. Porém, no mesmo ano, surgia em Israel uma empresa chamada Waze. Por não depender de sensores físicos, podia crescer de forma exponencial porque usou a tecnologia de forma disruptiva. Não dependia de altos investimentos para performar. A indústria de smartphones estava passando por uma transformação radical e a Nokia não respondeu a tempo. Já era tarde. Em 2013, o gigante Google comprou o Waze por US$ 1,1 bilhão, e acumulou mais um serviço no seu modelo “plataforma”.

Além de provocar essa mudança no modelo de negócio e na “lente estratégica” das empresas, existem alguns passos importantes para se preparar para a era exponencial:

1- Liderança mais colaborativa
Organizações exponenciais possuem um formato de liderança mais colaborativa e aberta. Estimule a troca de ideias entre os setores. Faça com que todos participem da estratégia e tomadas de decisão.

2- A revolução acontece fora da empresa
Empresas exponenciais inovam olhando para tendências for a do seu negócio principal. As estruturas organizacionais tradicionais impedem as empresas de inovarem de forma disruptiva. Grandes iniciativas acabam sendo bloqueadas. Portanto, invista em negócios nascentes no mercado.

3- Use a lógica dos sprints exponenciais
Não existe um MBA que te ensine a criar um Netflix, mas a Singularity University criou uma metodologia chamada EXO Sprint, com duração de 10 semanas para concepção e aceleração de iniciativas exponenciais.

4- Crie mecanismos para a adoção de ideias
O Google, por exemplo, possui um programa interno de intraempreendedorismo que estimula os funcionários a criarem novos produtos e serviços. O Google Chrome surgiu nesse ambiente. Ninguém melhor do que seus colaboradores conhecem a empresa e poderão inovar.

5- Seleção de talentos
No futuro, os nomes dos cargos se resumirão a “solucionador de problemas criativo e adaptável”. Cada vez mais, pessoas serão contratadas baseadas na sua adaptabilidade. Para manter um negócio inovador, é preciso antes de tudo contar com um time engajado e colaboradores com uma identificação forte com a cultura e clima da empresa.

Por fim, provocar essa “virada de chave”, em um mundo que já funciona de forma exponencial, está longe de ser simples. Principalmente, porque cada organismo organizacional é distinto do outro. O que funciona para mim, pode não ser aderente para você. Mas o principal é conhecer profundamente a essência do seu negócio, os processos, e criar uma estratégia única para mudança de cultura da empresa.

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Compartilhe este post nas suas redes sociais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Não curti.

Meh…

Curti!

Não curti.

Meh…

Curti!

Você também pode gostar de:

Você também
pode gostar de:

Enterprise agility: o que era uma opção, agora é essencial

Empresas ágeis são aquelas que estão conseguindo…

Como melhorar a experiência do cliente?

Quando você encanta seus clientes e agrega mais valor…

Enterprise agility

Empresas ágeis são aquelas que estão conseguindo…

Experiência do cliente

Quando você encanta seus clientes e agrega mais…